O comportamento humano sempre me instigou e por isso fui estudar Psicologia,
e até hoje busco as mais recentes descobertas nesta área.
FORMAÇÃO
Iniciei a graduação na UFES, em 1979, e a conclui na PUC/Rio, em 1985, com monografia sobre Formação do Apego em Crianças Institucionalizadas.
Fiz Mestrado em Psicologia Clinica, iniciado na USP e concluído na PUC/Rio, em 1998, com orientação da Profa. Maria Helena Novaes, sobre bebes pré-termos e suas famílias.
Deste convívio em UTI Neonatal, surgiu o interesse em estudar melhor as famílias e suas vicissitudes. Já tendo feito cursos com Dr. Eduardo Kallina, em temas ligados à drogadição na família, aprofundei com cursos de Especialização e Formação Clínica em Terapia de Casal e Família na Núcleo Pesquisas, no Rio de Janeiro, e em Milão e Firenze, em cursos com conceituados professores dos centros italianos de Teoria Sistêmica.
Fui membro fundador da ATF-RJ, Associação de Terapia Familiar do Estado do Rio de Janeiro, associação na qual já exerci os cargos de presidente, vice-presidente (em duas gestões), conselheira fiscal e membro da diretoria. Também fui 1a. Secretária da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar), onde também exerci o cargo de Secretária da Comissão Latino-americana do CDC (Conselho Deliberativo Consultivo), do qual participei em duas gestões, já tendo sido, também, filiada a IFTA (International Family Therapy Association). Estudando casais, percebi o quanto a questão da sexualidade se fazia presente e assim busquei me especializar na área, fazendo os cursos de Formação em Terapia Sexual e em Educação Sexual, no fim dos anos 90, com o saudoso Dr. Nelson Vitiello, na Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, associação da qual faço parte desde 1999, tendo sido, por duas gestões, Delegada Regional. Com atualizações constantes na área, em congressos internacionais, como os da WAS (World Association for Sexual Health), FLASSES (Federacion Latinoamericana de Sociedades de Sexologia y Education Sexual), APA (American Psychiatric Association) e os da IALMH (International Academy of Law and Mental Health), além do Instituto Paulista de Sexualidade Humana, procuro trazer as últimas descobertas da área da sexualidade humana, tanto para os atendimentos em consultório, no Rio de Janeiro, como para as palestras, workshops e cursos, que ministro, como para programas de rádio e TV.
EXERCÍCIO ATUAL
Atualmente atendo em consultório na Barra da Tijuca, faço palestras no Brasil e no exterior, conduzo o workshop “Expressões da Sexualidade ao longo do ciclo vital” em várias cidades do Brasil, coordeno a Formação em Sexualidade Humana em Passo Fundo – RS e Goiânia – GO e sou colunista na Radio Globo, toda semana, no Programa “Hot Friday”com Otaviano Costa, que traz orientações sobre relacionamento a dois, sexualidade, educação de filhos, entre outros temas. Uma das atividades para a qual me sinto convocada pela vida e motivada pelo coração é a de Ajuda Humanitária Psicológica. Iniciada em 2010, quando era presidente da ATF-RJ, por ocasião do soterramento do Morro do Bumba, iniciei e organizei trabalho voluntário de atendimento às vitimas, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. De lá para cá, atuei na grande enchente na serra fluminense, tendo trabalhado com os atingidos da cidade de Friburgo, no Estado do Rio e organizei e atuei como terapeuta com as professoras, merendeiras e pessoal de apoio da Escola “Tasso da Silveira, em Realengo, bairro do Rio de Janeiro, onde houve morte de alunos por um franco-atirador. No sul do Brasil, trabalhei com parentes das vítimas da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul; organizei e atendi vítima e familiares desta tragédia na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e também prestei atendimento terapêutico às vitimas do tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina. Destas atividades, surgiu o interesse em formações que contemplassem trauma, luto, resiliência, bloqueios e questões complexas que envolvem perdas. Assim fiz as formações nas terapias de processamento rápido: EMDR, através da EMDRIA (Associação de EMDR Ibero-américa), em Brainspotting, com o fundador da técnica, Dr. David Grant, e concluindo uma Formação em Trauma, com professores dinamarqueses do Bodynamic. Em todas estas atividades, é a missão por um mundo melhor, mais fraterno e acolhedor, que me move e me conduz a novos desafios, bem como ao enfrentamento das velhas e conhecidas questões dos relacionamentos humanos, agora em toda sua complexidade pós-moderna.